terça-feira, 24 de novembro de 2009
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Livro de leitura (II classe)
A Nossa Pátria (II volume)
Leituras para o Ensino Primário
Ciências Naturais (ensino primário)
Autor: Tomas de Barros
Editora: Educação Nacional de Adolfo Machado:Porto
Data: S/D
O livro debruça-se sobre diferentes temas desde a constituição do corpo humano ao longo de 12 capítulos, até à formação dos solos passando pela divisão dos animais e a reprodução das plantas.
Nesta época o ensino tinha por base a memorização pelo que os temas apresentados eram variados sem a preocupação de estabelecer relações entre eles.
Neste livro o capitulo I descreve de forma elementar o corpo humano; o capitulo II apresenta o esqueleto humano, o III as articulações, o IV os músculos, o V o tórax e o abdómen, o VI a digestão, o VII a circulação, o VIII a respiração, o IX o aparelho urinário, o X a pele, o XI sistema nervoso, o XII uma síntese com os órgãos dos diferentes sistemas.
O livro fala também sobre a raça humana (no capítulo XIII) distinguindo-a dos outros animais (capítulo XV). O capítulo XIV apresenta a divisão e classificação do reino animal para referir
no XVI a higiene, no XVII o estado descritivo das plantas, no XVIII reprodução ou multiplicação das plantas, no XIX as plantas úteis, plantas nocivas e no XX estudo dos terrenos – Rochas – solo arável e subsolo, no XXI os minérios metálicos mais importantes; e por fim e no capitulo XXIII Matéria – Corpo – Massa – Substancia e respectivos apêndices.
Resumo de história
O Novo Livro De Leitura Da 4ª Classe
Autor: António Branco
Editora: Porto Editora, LDA; E. L. Fluminense, LDA; Livraria Arnado, LDA.
Data: 1973
Este livro retrata histórias infantis curtas porque tem a preocupação de trabalhar com os alunos a gramática. Os parágrafos são bem demarcados. As imagens também são referentes às histórias mencionadas.
Ler (leituras para o ciclo preparatório do ensino secundário 2ªano)
Autor: Matilde Rosa Araújo, José Salvado Sampaio, José Baptista Martins e Orlando Pinto Baptista
Editora: Verbo Escolar Editora
Data: Junho de 1973
O primeiro capítulo é acerca da comunidade Portuguesa. Um dos seus tópicos é a metrópole e o ultramar, onde especifica a ligação do passado, o espaço português, o sentido de presente de então, e a convivência social. O mesmo capitulo foca também a projecção portuguesa no mundo, principalmente no Brasil.
O segundo capítulo retrata outras terras e outras gentes, onde podemos conhecerr as maravilhas da natureza, contos e costumes de outros povos e ainda animais e fábulas.
O terceiro capítulo caracteriza a longa história do homem. Um dos seus tópicos é a vida em evolução: saber e criar; o valor do trabalho; o sentido religioso; o espírito de aventura e a higiene e desporto. O mesmo capítulo também aborda a arte e o mundo: foca a arte plástica, a literatura e os espectáculos.
História de Portugal (para a 4ª classe)
Autor: Pedro de Carvalho
Editora: Porto Editora, Lda
Data: 1973
Este livro retrata a forma como naquela altura se descrevia a história de Portugal, bem como, os aspectos comparativos da vida da geração do aluno e das próximas: a dos pais, a dos avós e a dos bisavôs.
Trata também dos aspectos históricos da localidade e da região: confronto entre as formas actuais de vida e das várias épocas históricas.
Outro dos temas abordados diz respeito a vida dos povos da pré-historia comparada com a de povos actuais de vida primitiva.
Por fim focaliza os aspectos essenciais da vida em Portugal no século XVI e XVIII.
História de Portugal
O Médico e o Monstro
Autor: R. L. Stevenson
Editora: Livraria Minerva Lisboa
Ano: 1933
O livro apresentado é da época de 1930-1940; designando-se “ O Médico e o Monstro”.
A obra descreve as peripécias de uma advogada de poucas palavras, uma pessoa fria, que parte numa aventura passando por vários obstáculos até chegar à confissão do Monstro .
terça-feira, 3 de novembro de 2009
O Capitalismo
Autor: F. Perroux
Editora: Círculo de leitores
Ano: Setembro de 1974
A obra fala-nos em geral sobre o Capitalismo, sua definição e funcionamento.
Enuncia as características da economia com base no capitalismo e seu progresso.
Ao longo da obra são referidas as crises do capitalismo português, as suas consequências bem como planificações e soluções para as mesmas.
É de notar que a revolução dos cravos tinha acabado com a ditadura e havia um movimento para acabar com o capitalismo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)